PG e municípios da região impulsionam Paraná na conquista de 'Selo Ouro' na alfabetização | aRede
PUBLICIDADE

PG e municípios da região impulsionam Paraná na conquista de 'Selo Ouro' na alfabetização

Concedido pelo Ministério da Educação (MEC), premiação reconhece o empenho de estados e municípios na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização infantil

Paraná é ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
Paraná é ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização -

Publicado por Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Paraná foi um dos 14 estados brasileiros que recebeu, nesta segunda-feira (10), a medalha de ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A premiação reconhece o empenho de estados e municípios na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização infantil e faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Além do Estado, 235 municípios paranaenses também foram contemplados com o selo ouro em alfabetização, Ponta Grossa é uma das cidades que foi reconhecida.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada garante que todos os estudantes brasileiros em idade de alfabetização estejam devidamente alfabetizados ao término do 2º ano do Ensino Fundamental, fomentando em prol desta finalidade, a cooperação entre União, estados e municípios. A iniciativa permite que cada estado, em parceria com as redes municipais, desenvolva estratégias específicas para fortalecer o ensino da leitura e escrita.

O Paraná, que já ocupa o primeiro lugar geral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), também foi reconhecido pelo MEC como o segundo estado com a melhor taxa de alfabetização entre alunos da rede pública. Segundo os últimos dados divulgados pelo MEC (em maio de 2024), 73% das crianças paranaenses estão alfabetizadas na idade correta, percentual superior à média nacional de 56%.O Estado fica atrás apenas do Ceará, que tem índice de 85%.

“O Paraná, que já tem a melhor educação do Brasil e é o segundo estado que mais alfabetiza crianças ao final do 2º ano, agora recebe o selo ouro do Ministério da Educação. Esse reconhecimento reflete nosso compromisso com a alfabetização e a parceria bem-sucedida com as redes municipais”, destacou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Essa premiação comprova que estamos no caminho certo, trabalhando para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade”.

De acordo com o levantamento do MEC, o Paraná avançou cinco pontos percentuais na taxa de alfabetização entre 2019 e 2023, subindo de 68% para 73% e ultrapassando Santa Catarina no ranking nacional. O crescimento registrado pelo estado contrasta com o avanço de apenas um ponto percentual no índice nacional durante o mesmo período.

INICIATIVAS – Embora a alfabetização nas séries iniciais seja de responsabilidade das prefeituras, o Governo do Estado tem investido em apoio pedagógico aos municípios por meio do programa Educa Juntos, criado em 2022. A iniciativa oferece avaliações periódicas para monitorar a evolução dos alunos, materiais didáticos específicos para a alfabetização e formação continuada para os professores.

“Realizamos avaliações diagnósticas trimestrais para que os professores identifiquem quais crianças precisam de reforço na leitura e consigam intervir com ações pedagógicas direcionadas”, explicou Miranda. “Além disso, disponibilizamos aos municípios sistemas de matrícula e chamada online, garantindo mais eficiência na gestão escolar. Tudo isso contribui para que o Paraná conquiste o selo ouro e reafirme seu compromisso com a alfabetização das crianças”.

MUNICÍPIOS DA REGIÃO - Além de Ponta Grossa, outros 10 municípios da região dos Campos Gerais e Centro-sul foram reconhecidos com o selo outro: Arapoti, Imbituva, Inácio Martins, Mallet, Palmeira, Piraí do Sul, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right